A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

terça-feira, 13 de junho de 2017

PROJETOS DA ONGD “AFECTOS COM LETRAS” NA GUINÉ-BISSAU


A Associação “Afectos com Letras” nasceu da vontade de fazer um pouco mais pelos outros. Desde 2009 a intervenção desta ONGD tem-se concentrado na Guiné-Bissau, onde desenvolve diversos projetos na área da educação, da saúde e da capacitação das mulheres. Deixamos aqui um resumo de 8 anos de trabalho.

 

PROJETOS NO TERRENO

 

ESCOLA DE DJOLÓ, SÃO PAULO – cofinanciada a construção desta escola em 2010, conta com 125 crianças dos 3 aos 7 anos, 6 professores e uma cozinheira cujos salários são pagos pela ONGD Afectos com Letras. A Escola é gerida pela Missão das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. A Afectos com Letras equipou o espaço com um furo e painéis solares, um parque infantil, material didático e brinquedos.

 



Escola de Djoló




 

CRECHE “FÁ DI VARELA”, VARELA - inaugurada em março de 2012, esta creche foi cofinanciada pela Afectos com Letras e é frequentada por 80 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. A ONGD assegura o pagamento dos professores, equipou o espaço com mobiliário e brinquedos e fornece pontualmente apoio alimentar e material didático.


Creche fá di Varela


ESCOLA LASSANA CASSAMÁ, QUELELÉ, BISSAU - construída pela ONGD Afectos com Letras em Abril de 2014, tem 310 alunos do ensino pré-escolar até ao quinto ano. Funciona no regime de escola comunitária, contribuindo os encarregados de educação financeiramente para o pagamento dos 12 professores que ali lecionam e para a alimentação diária das crianças.

Escola Lassana cassamá, Bairro do Quelelé


 

ESCOLA TÂNIA TEIXEIRA, MARU BAGUÉ, BAFATÁ – construída pela ONGD Afectos com Letras em Novembro de 2016, tem 115 alunos do ensino básico. Funciona no regime de escola comunitária, contribuindo os encarregados de educação financeiramente para o pagamento dos 2 professores que ali lecionam.


Escola Tânia Teixeira, Maru Bagué


 

Projecto “Ler é um Prazer” – disponibilização de livros em mini bibliotecas públicas instaladas nos jardins da capital e nas diversas regiões da Guiné-Bissau.

Mini-bibliotecas públicas de jardim nas várias regiões da Guiné-Bissau


 

DESCASCADORAS DE ARROZ DE BARAMBE, BLEQUISSE E ILHA DE JETA - a ONGD Afectos com Letras instalou três máquinas descascadoras de arroz que se encontram à disposição das comunidades locais para descascarem o seu arroz, poupando desta forma várias horas/dia de trabalho de descasca manual que podem consagrar a outras atividades de caráter económico ou de puro descanso, e obtendo um arroz com maior valor nutricional.
Descascadora de Blequisse

Descascadora de Jeta

Descascadora de Barambe


 
BIBLIOTECA AFECTOS COM LETRAS, CANCHUNGO – criada em agosto de 2012 em Bissau e recentemente mudada para a cidade de Canchungo, esta Biblioteca Pública tem um fundo documental de 12 000 livros à disposição dos seus leitores e dois computadores com acesso à internet. Fica na Direcção Regional de Saúde de Canchungo e está aberta das 8h00 às 16h00, de segunda-feira a sexta-feira.

Biblioteca Pública da Afectos com Letras em Canchungo





Guia Turístico "À descoberta da Guiné-Bissau" da autoria de Joana Benzinho e de Marta Rosa, da ONG Afectos com Letras, financiado pela União Europeia. Publicado em 2016, e com edição em português, francês, inglês e espanhol.








Todo o trabalho realizado pela ONG Afectos com Letras é levado a cabo por voluntarios que se associam à nossa causa de forma totalmente gratuita e solidária, à excepção dos professores, bibliotecário e cozinheira, que contratamos localmente.

Sem comentários: