A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ecos da Afectos com Letras na Imprensa

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AFECTOS COM LETRAS CONSTROI ESCOLA NO NORTE DA GUINÉ

A angariação de 9750 euros para construir uma escola no norte da Guiné-Bissau para 108 crianças – que hoje têm aulas debaixo duma árvore, com paredes de cana entrelaçada – é o novo desafio da associação portuguesa Afectos com Letras.

“É uma única sala, só com um professor. A escola tem que ser reconstruída pelos pais sempre no fim da época das chuvas. As condições são inqualificáveis e a frequência dos alunos só é justificada pela enorme vontade de aprender”, referiu Joana Benzinho, coordenadora da associação, à agência Lusa.
A Afectos com Letras já realizou 12 missões na Guiné-Bissau para entregar materiais pedagógicos e de saúde a diferentes instituições, está a construir uma escola no Bairro de Quelelé, em Bissau e apoia outras no país.

Em abril, um grupo de voluntários passou por Maru Bagué, uma aldeia em que a escola funciona em condições precárias, como tantas outras no país.

A diferença é que a região em que está inserida já é “um caso de sucesso em termos de escolas e hortas comunitárias” apoiadas pela organização não-governamental espanhola AIDA.

Os resultados incentivam à construção de um edifício definitivo, que poderá acolher mais alunos.
No total, 58 rapazes e 50 raparigas amontoam-se em três turnos diários, cada qual com quatro horas, entre as 07:00 e as 19:00.

“O ensino é assegurado por um professor, com um único livro”, descreveu Joana Benzinho.
“São necessários 9750 Euros para estas 108 crianças terem uma escola com duas salas de aula. Os pais comprometem-se a pagar um segundo professor”, acrescentou.

Para angariar a verba vão ser organizadas “ações de sensibilização, eventos, jantares solidários e vender mais uma vez artesanato feito com materiais da Guiné-Bissau” tanto em Portugal como na Bélgica, onde alguns membros da associação trabalham.

Fundada em 2009, a Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação, é uma instituição de utilidade pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD).Possui uma delegação na Guiné-Bissau desde agosto de 2012.

In Lusa