A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

domingo, 20 de abril de 2014

ECOS DA AFECTOS COM LETRAS NA IMPRENSA

Voluntários portugueses vão concluir escola para 300 alunos em Bissau

19 de Abril, 2014
Cinco voluntários portugueses partem na segunda-feira para a Guiné-Bissau onde vão trabalhar na conclusão de uma escola que uma associação de Pombal está a construir nos arredores de Bissau, informou hoje a presidente da instituição.
Joana Benzinho, presidente da Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação, disse à agência Lusa que a delegação vai realizar "a pintura da escola e instalação dos equipamentos".
Estes equipamentos, designadamente mesas e cadeiras, além de bens necessários para terminar as obras da escola, no bairro da Quelelé, e ajuda humanitária diversa para a antiga colónia portuguesa (incluindo alimentos e material médico-hospitalar), num total de 20 toneladas, já tinham seguido de barco para Bissau, em Dezembro.
O novo estabelecimento de ensino, que servirá 300 alunos do nível pré-escolar e básico, "vem juntar-se aos outros projectos" que a associação Afectos com Letras já promoveu naquele país.
Destacam-se uma biblioteca pública e duas escolas, "nas quais assegura o pagamento dos professores e do material didáctico, apoio alimentar a mais de 300 crianças e cuidados de saúde básicos", segundo uma nota desta organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD).
Nas duas semanas que durará a XII Missão Solidária Afectos com Letras, os cinco voluntários, coordenados por Joana Benzinho, vão também "entregar bens alimentares, material médico-hospitalar, medicamentos, brinquedos, livros e roupa em orfanatos, escolas e hospitais e centros de saúde", em diferentes localidades da Guiné-Bissau.
Associação para o desenvolvimento pela formação, saúde e educação, fundada em 2009, a Afectos com Letras é uma instituição de utilidade pública, reconhecida como ONGD pelo ministério português dos Negócios Estrangeiros.
Os objectivos da ONGD são "a concepção, promoção, execução e apoio a programas, projectos e acções de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico".

Lusa/SOL

fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=103929

terça-feira, 15 de abril de 2014

Está a chegar a XII Missão Solidária da Afectos com Letras


Já estamos nos últimos preparativos da XII Missão Solidária. Falta menos de uma semana para a partida. A nossa 12a viagem, sempre com o mesmo objectivo: multiplicar sorrisos na Guiné-Bissau.
 
Serão duas semanas em que um grupo de voluntários vai pintar e equipar a escola do Quelelé, entregar bens alimentares e material escolar nas escolas que apoiamos no terreno e, mais uma vez, levar até aos doentes mais carenciados do Hospital Nacional Simão mendes medicamentos e material médico-hospitalar. Manter-vos-emos informados do decorrer das actividades no terreno.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro Infantil - A Papaia Mágica

Hoje celebra-se o dia Mundial do Livro Infantil e nós recordamos aqui os milhões de crianças no mundo que não têm acesso a livros para ler, para colorir ou para as fazer sonhar.

Em 2011, depois de nos apercebermos que na Guiné-Bissau muitas das crianças nunca tinham lido uma história infantil ou sequer pintado um desenho abraçámos o desafio de lhes levar uma pequena alegria.

Tendo como pano de fundo a nova Escola de Djoló que co-financiámos numa parceria com a Missão das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo e juntando esforços com o grupo de voluntariado de Pombal Os Amigos da Anita metemos mãos à obra. E assim nasceu a Papaia Mágica! Escrita pela mão da Marta Figueiral e da Joana Benzinho com a bonita ilustração do Sérgio Marques.

Acabada a obra, imprimimos 1000 exemplares que levámos para a Guiné-Bissau oferecemos às meninas e aos meninos das Escolas de Djoló, de São Paulo, de Varela e do Quelelé. Foram momentos inesquecíveis os que vivemos em Djoló quando as crianças começaram a folhear o livro e reconheceram a escola deles ali desenhada. A Escola que lhes permitiu frequentar pela primeira vez uma sala de aulas, rabiscar com um lápis, colorir e tomar contacto com as primeiras letras e os primeiros números. Pintaram, rabiscaram, folhearam, riram, lançaram gritinhos de alegria intercalados com muitos “olha a nossa escola!”

A Chiado Editora abraçou a nossa causa e publicou o livro que se encontra desde então à venda por um valor de 10Euros em que metade, 5 Euros, revertem para o Projecto BAOBA de apadrinhamento das turmas de Escola de Djoló. É com o apoio dos padrinhos do projecto BAOBA que pagamos as 6 professoras da Escola, asseguramos material didáctico, cuidados de saúde básico e alimentação para 137 crianças.

Porque hoje é também o dia da Papaia Mágica, deixamos aqui o link para a poderem oferecer a uma criança ajudando em simultâneo as crianças de Djoló :-)