A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

XI Missão Solidária Natal com AFECTOS - Guiné-Bissau 2013

 
20 toneladas de ajuda humanitária chegaram a Bissau, num contentor da ONGD Afectos com Letras, uma semana antes da equipa de voluntários que integraram a XI MISSÃO SOLIDÁRIA NATAL COM AFECTOS 2013
 
 
Após serem ultrapassadas algumas dificuldades logísticas relacionadas com a suspensão da única rota directa que liga Bissau a Lisboa e que era assegurada pela TAP, lá chegámos a Bissau num voo via Dakar com a manhã quase a despontar. Dia 27 de Dezembro, depois de tratadas as burocracias alfandegárias, foi descarregado o contentor e dividido em lotes consoante o destino previamente definido.
 

As mesas e cadeiras que vão equipar a nova escola do Quelelé, que estamos actualmente a construir, foram levadas para um armazém pelo Mustafá, Director da escola, assim como o material de construção e equipamentos que nos foram doados para a concretização deste projecto que vai albergar 300 crianças do ensino pré-escolar e básico.

 
Para a Creche de Varela, seguiu material didáctico, massas, arroz, bolachas, enlatados, roupa, calçado e brinquedos, que vão aconchegar o ano de 2014 das 75 crianças que frequentam a Escola.



Para Djoló, enviámos também dezenas de caixas de alimentos, brinquedos, material escolar, roupas e calçado para as 125 crianças que ali apoiamos e que estudam com a inestimável colaboração dos nossos padrinhos do projecto de apadrinhamento BAOBÁ.



A preparação da festa no Hospital Nacional Simão Mendes foi, à semelhança do ano passado, um momento de alegria e de solidariedade por parte dos funcionários do hospital que se associaram a nós, desde manhã cedo, para instalar o oleado, limpar o espaço e preparar tudo de forma a que às 15:00 as crianças internadas na Pediatria do Hospital pudessem viver uma tarde de alegria, apesar das circunstâncias e das condições de saúde que lhe impõem um internamento hospitalar.









 Os músicos Demba Baldé, Miguelinho e Klim Mota associaram-se mais uma vez à ONGD Afectos com Letras animando musicalmente a festa, de novo "adocicada" pelo Chefe Iano que fez os salgadinhos, o arroz doce e o bolo da festa.





Entre papelotes, música, comida, presentes, danças e vários momentos divertidos protagonizados pelos nossos amigos Johannes Mooij (da ONG AIDA) e o Miguel Loureiro, a festa terminou já a tarde caía com um sorriso estampado na cara de quem recebeu e de quem organizou este momento de partilha e de festa. Foram momentos inesquecíveis que queremos repetir no futuro para as crianças internadas no HNSM.








 
O regresso à Ilha de Pecixe, depois de uma viagem exploratória com a direcção da Associação Pilil Alil no passado mês de Julho, foi feito desta vez com uma quantidade de bens para doar. Um contentor de 20 pés com material escolar, livros didácticos, roupa, brinquedos, calçado e os livros para a futura Biblioteca de Pecixe chegaram àquela Ilha umas horas antes da equipa de voluntários para podermos distribuir e canalizar conforme as necessidades.



 

Trata-se de uma Ilha com 6500 habitantes e onde pouco ou nada há a não ser uma agricultura e uma pesca generosas que alimentam e sustentam quem ali vive. Para se chegar a Pecixe as dificuldades são a somar pois não há um cais para os barcos, as marés limitam o tempo em que se pode navegar e a piroga que nos transporta nem sempre está disponível. Chegando ao lado de lá, novas dificuldades se apresentam com a falta de meios de transporte para circular na Ilha, neste caso colmatados pelos nossos parceiros da ONG Pilil Alil que tudo fizeram para que a deslocação fosse um sucesso.

Em Pecixe tivemos 2 carros à nossa espera para nos deslocarmos e um acolhimento memorável. Fomos recebidos em clima de permanente festa pela população com cantares, danças, muitos abraços e sorrisos por onde passámos e onde parámos para deixar um pouco dos nossos Afectos. 







As crianças receberam-nos com a doçura e o sorriso de quem nada pede e que agradece reconhecidamente o mais pequeno presente ou mimo que lhe chegue as mãos.






Junto da escola em que ficámos alojados em colchões espalhados por duas divisões, dezenas de crianças esperavam por nós, já noite cerrada, a cantar e a dançar e com a curiosidade típica de olhar e querer tocar uma pele com a mesma textura mas com uma tonalidade bem mais clara. Improvisámos com eles uma série de brincadeiras e músicas que eles cantam animados, iluminados pelos focos que trazíamos connosco. A noite termina com uma fogueira e muitos sonhos para o amanhã destas crianças.



 No dia seguinte visitámos uma nova escola onde fomos mais uma vez recebidos de uma forma incrivelmente hospitaleira. Deixámos brinquedos, material escolar, roupa e calçado às crianças, familiares e professores.




Dali seguimos para casa do Régulo, entidade tradicional máxima da Ilha, que nos recebeu com toda a pompa e circunstância. Agradeceu-nos o apoio que a Afectos com Letras levou até à Ilha, referiu a importância da educação e as dificuldades que enfrentam as 1456 crianças da ilha que estudam em condições bem difíceis.

 


Assistimos a uma cerimónia tradicional em que o Régulo nos concedeu protecção e recebemos como oferta uma cabra em sinal de agradecimento pela nossa passagem por Pecixe e pelo contentor de ajuda humanitária que até ali levámos.

O regresso à parte continental é feito de piroga, com a cabra na bagagem e com a satisfação por ter partilhado dois dias incríveis com a população de Pecixe e os nossos amigos e parceiros da Associação Pilil Alil.
Até à Escola do Quelelé, levámos presentes para as crianças. Ali ouvimos um sentido entoar do Hino nacional com a mão no peito e o orgulho de serem guineenses. O Cônsul de Portugal na Guiné-Bissau, Dr. Salvador Pinto da França, acompanhou-nos nesta visita e conheceu de perto o projecto de construção a nova escola do Quelelé pela ONG Afectos com Letras assim como nos acompanhou numa visita à escola de Djoló, onde entregámos os montantes necessários para pagar o salário das 6 professoras durante o ano de 2014.


 O reencontro com as crianças de Djoló traz-nos abraços, poesia, danças e músicas já no ouvido de outras vindas, cumplicidades que se vão alicerçando nos três anos que nos unem.



  Na Creche de Varela, as crianças recebem-nos com a timidez do primeiro dia de aulas do ano que rapidamente passa quando o assunto é dançar ou cantar. Houve entrega de presentes, músicas, muitas palmas e danças. Também aqui deixámos o montante necessário para o pagamento das professoras da Creche no corrente ano. No Centro de Saúde local entregamos 5000 preservativos e 300 kits de parto para servir a população.




No Hospital Simão Mendes em Bissau oferecemos duas cadeiras de rodas para utilização no serviço de ortopedia e nos cuidados intensivos assim como doámos vários volumes com medicamentos à ONG AIDA que apoia os doentes carenciados ali internados. Também fornecemos produtos de limpeza ao hospital, no seguimento de um pedido de quem ali trabalha e diariamente tenta combater a falta de higiene existente devido à carência de meios financeiros para adquirir os produtos destinados à limpeza básica do espaço hospitalar.


Nesta XI Missão fomos conhecer o Centro de Acolhimento Bambaran que recebe órfãos, crianças infectadas com o vírus HIV, com deficiências várias ou apenas abandonadas pelas famílias. Vivemos de novo uma tarde de muitos Afectos, abraços e grande emoção por poder partilhar com eles alguns momentos de genuína felicidade ao receberem os presentinhos e as roupas que lhes levámos.


Duas semanas passaram a correr. Regressámos com a sensação que muito mais há por fazer. Demos o nosso melhor e foi muito bom ver juntarem-se a nós pessoas que, vivendo e trabalhando em Bissau, acreditam no nosso trabalho e deixaram o seu conforto para se juntar à equipa de voluntários, sob intenso calor, a carregar e descarregar caixotes. Gente que quis fazer parte deste sonho de mudar o amanhã das crianças guineenses.

Uma Missão solidária para se concretizar depende de muitos apoios que não podemos deixar passar sem uma especial referência. Um reconhecimento muito sentido ao Miguel Nunes, do Hotel Coimbra, pelo alojamento gratuito do grupo de voluntários, fundamental para a concretização da Missão; ao Manuel Neves o nosso Obrigado pela permanente disponibilidade e agilização de toda a logística de carregamento e descarregamento dos contentores, pela cedência do espaço para armazenamento dos donativos em Portugal e na Guiné-Bissau mas também por toda a ajuda em absolutamente tudo o que necessitamos antes e  durante as Missões Solidárias; ao Mário Saiegh e à ONG Pilil Alil por toda a simpatia com que nos acolheram em Pecixe e o esforço que fizeram para que tudo corresse bem; ao Johannes Mooij, ao Demba Baldé, ao Miguelinho e ao Klim Mota por mais uma vez se associarem a nós oferecendo uma excelente tarde musical às crianças do Hospital Nacional Simão Mendes.

Fica por fim um enorme e especial OBRIGADO a quem fez desta Missão, em Portugal e na Guiné-Bissau, um momento de partilha inesquecível.

 Um grande bem-haja!

 
Apoios

________________________________________________________________________

Sem comentários: