A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

domingo, 25 de agosto de 2013

Como nasce uma Biblioteca?





A poucos dias de completar um ano de existência, contamos aqui como nasceu a Biblioteca Pública que abrimos em Bissau no dia 30 de Agosto de 2012.

Em Março do ano passado lançámos a nível nacional a campanha "VAMOS FAZER UMA BIBLIOTECA NA GUINÉ-BISSAU?" que mobilizou amigos, desconhecidos, a Rede de Bibliotecas de Pombal e voluntários de Norte a Sul do País. Com a difusão em vários órgãos de comunicação social, nacionais e regionais, esta recolha foi vítima do sucesso: mais de 15000 livros foram recolhidos e muitos quilómetros percorridos para os concentrar em Pombal para catalogação e posterior envio.

No mês de Julho, cerca de 20 voluntários da rede de Bibliotecas de Pombal trabalharam sob um forte calor para inventariar o fundo documental e separar os livros escolares dos livros de leitura. Foi um trabalho moroso, feito com uma genuína generosidade e vontade de dar um pouco de si aos guineenses.

Catalogação do Fundo Documental na Expocentro, Pombal, Julho de 2012

O contentor chegou a Bissau em Agosto e com ele 4 voluntários da ONGD Afectos com Letras. Descarregados os livros e todo o material sob chuva e humidade intensas, passou-se à montagem dos móveis e disposição dos livros nas estantes, de acordo com as directrizes do director da Biblioteca de Pombal que nos apoiou desde o primeiro momento.

E assim surgiu, no dia 30 de Agosto, uma Biblioteca Pública em Bissau, resultado de uma parceria da ONGD Afectos com Letras com a Rede de Bibliotecas de Pombal, a JP Sá Couto (que nos ofereceu os portáteis para a sala de multimédia) o Instituto Benhoblô (que nos cedeu as instalações) e com cada um de vós que nos deu um ou mais livros para alimentar este sonho.

Vista panorâmica da Biblioteca


Deixamos aqui a reportagem feita na altura pela RTP e pela LUSA sobre este nosso/vosso espaço de cultura em Bissau.

Temos actualmente cerca de 800 leitores, uma sala multimédia largamente frequentada e uma Biblioteca de que nos orgulhamos. Obrigada a todos!

Sem comentários: