A poucos dias de completar um ano de existência, contamos aqui como nasceu a Biblioteca Pública que abrimos em Bissau no dia 30 de Agosto de 2012.
Em Março do ano passado lançámos a nível nacional a campanha "VAMOS FAZER UMA BIBLIOTECA NA GUINÉ-BISSAU?" que mobilizou amigos, desconhecidos, a Rede de Bibliotecas de Pombal e voluntários de Norte a Sul do País. Com a difusão em vários órgãos de comunicação social, nacionais e regionais, esta recolha foi vítima do sucesso: mais de 15000 livros foram recolhidos e muitos quilómetros percorridos para os concentrar em Pombal para catalogação e posterior envio.
No mês de Julho, cerca de 20 voluntários da rede de Bibliotecas de Pombal trabalharam sob um forte calor para inventariar o fundo documental e separar os livros escolares dos livros de leitura. Foi um trabalho moroso, feito com uma genuína generosidade e vontade de dar um pouco de si aos guineenses.
Catalogação do Fundo Documental na Expocentro, Pombal, Julho de 2012 |
O contentor chegou a Bissau em Agosto e com ele 4 voluntários da ONGD Afectos com Letras. Descarregados os livros e todo o material sob chuva e humidade intensas, passou-se à montagem dos móveis e disposição dos livros nas estantes, de acordo com as directrizes do director da Biblioteca de Pombal que nos apoiou desde o primeiro momento.
E assim surgiu, no dia 30 de Agosto, uma Biblioteca Pública em Bissau, resultado de uma parceria da ONGD Afectos com Letras com a Rede de Bibliotecas de Pombal, a JP Sá Couto (que nos ofereceu os portáteis para a sala de multimédia) o Instituto Benhoblô (que nos cedeu as instalações) e com cada um de vós que nos deu um ou mais livros para alimentar este sonho.
Sem comentários:
Enviar um comentário