A Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela formação, saúde e educação, é uma Instituição de Utilidade Pública, reconhecida e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que foi fundada em Setembro de 2009 e que possui uma delegação na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012. Tem como missão e objetivos a conceção, promoção, execução e apoio a programas, projetos e ações de cariz social, cultural, ambiental, cívico, educacional e económico.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A nossa visita à Missão na Guiné Bissau

A viagem à Guiné-Bissau foi muito intensa e interessante. Ficámos francamente bem impressionados com o grande projecto que as Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo implantaram no terreno. Trata-se, de facto, de um trabalho meritório.

As Irmãs, na Volta de São Paulo, em Bissau, têm um centro que acolhe cerca de 150 crianças no pré-escolar e primária, onde lhes asseguram a educação e uma refeição por dia. São três salas de aulas muito bem arranjadas e com jovens professoras guineenses, já "formadas" pela missão.




No período da tarde, juntam-se jovens de todas as idades na Missão, onde decorre a ocupação de tempos livres com desporto, danças tradicionais, poesia. Estes jovens são apoiados pela Missão, que lhes paga a propina na escola e lhes assegura a farda escolar, cadernos e alimentação. Alguns deles, são jovens talentos na área do andebol, basquetebol ou no futebol e são treinados por três estudantes universitários, que dedicam as suas tardes a apoiar a Missão.



No Norte do país, a Missão tem em Ingoré um centro nutricional, onde estão internadas crianças sub-nutridas e se faz o acompanhamento de mulheres grávidas e de crianças pelo menos até 6 meses no pós internamento. Além disso gerem uma escola onde se dão aulas desde o pré-primário até ao fim do liceu e onde estudam cerca de 500 alunos.


Neste momento, com donativos recebidos do exterior, a Missão das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo está a construir uma maternidade que depois de pronta e equipada será entregue às autoridades locais de Ingoré para administração.

É difícil descrever a admiração que aquelas Irmãs deixam em quem as visita, a força de vontade com que abraçam o projecto de educar crianças na Guiné-Bissau desde 1980. Duas delas, a Irmã Maria e a Irmã Romana, estão lá desde o primeiro dia da Missão e a vontade de fazer mais e melhor por aquele País continua intacta no sorriso estampado nos seus rostos.

Por isso, valeu a pena lá ir. Como valeu a pena assumir o compromisso de tentar encontrar padrinhos à distância para aqueles meninos. E é o que vamos fazer.

Sem comentários: